Sempre questionei-me o porquê de alguns itens de consumo _na verdade quase todos_ serem tão caros em Cruzeiro do Sul. A logística, diriam os comerciantes, é a principal responsável. O nosso isolamento rodoviário , força o uso do frete aéreo. Então o questionamento foi plenamente satisfeito ? não, absolutamente não.
Ora, se tudo é caro em Cruzeiro do Sul, então deve-se supor que tudo vem de avião para nossa região. Como essa não é a realidade, afinal todos sabemos que a maior parte dos produtos são transportados via fluvial através de balsas, a dúvida não consegue ser esclarecida. É mais intrigante ainda se forem levadas em consideração as opiniões de alguns especialistas de que o transporte fluvial é o mais barato.
As balsas conseguem, em uma viagem, trazerem uma cubagem equivalente a dezenas de caminhões. E a quem pertencem essas balsas ? Quem compra em maior volume de uma só vez, não consegue melhores preços junto aos fornecedores ? quem compra em grande estoque, não sofre menos alterações inflacionárias, ou majoração de preços , tão comuns a quem sempre está comprando ?
Concorrência,monopólio ou oligopólio ?
Segundo a a ciência Economia, os Mercados caracterizam-se pela seguinte estrutura: Concorrência perfeita, monopólio e oligopólio.A concorrência perfeita: Produtores e consumidores têm mobilidade e não há acordo de preço entre os que participam do Mercado.O preço é definido de maneira impessoal, ninguém individualmente o estabelece.
O monopólio: Quando há no Mercado apenas um vendedor, que domina inteiramente o Mercado. Não há alternativas para os consumidores. Tem poder total sobre a formação do preços. Não existe transparência. Suas operações e transações são uma espécie de caixa preta.
O oligopólio tem as seguintes características: É formado por um pequeno grupo de grandes empresas que dominam um ou vários ramos de produção e dividem entre si o mercado.Quando há acordo de preços entre eles, a concorrência é residual.
Então, qual será aquela que impera no Mercado de Cruzeiro do Sul ? Porque um milheiro de tijolos aqui custa mais caro que em outras regiões do país , se não é transportado em via aérea e nem fluvial ? O barro ,utilizado na construção desses tijolos, também vem de fora da região ?
Será a pavimentação da BR 364 a salvação ?
Pelo visto teremos que aguardar a conclusão da estrada para ter respostas para essas dúvidas. Será instalada a concorrência perfeita de fato ? Persistirá o mesmo sistema do ávido lucro ? Será o fim dos famigerados armazéns abarrotados de produtos com prazos de validades suspeitos ? Mudará a política de tratamento aos clientes ? Aguardemos. Só espero que não demore ainda mais uma década.
Nenhum comentário:
Postar um comentário