sexta-feira, 16 de março de 2012

PRÓFUGOS PENSAMENTOS ENQUANTO A CHUVA CAI

Quinta-feira às 18 horas e eu em casa ilhado pela forte chuva que fustigava a nossa Cidadania e Trabalho. A lavagem impeta  da natureza às vezes mostra as imperfeições. Ainda estamos longe demais.

Mas deixa essas 'bobeias de Riobaldo' para outras horas.

Eu em casa, e o dilúvio maravilhoso e torrencial, de águas límpidas a escorrer pelo asfalto sujo, a misturar-se com o barro e dejetos, levando-os embora. Deveria ser nossa alegria, não nossa preocupação.

E  louco para poder ir à faculdade para procurar entender o que não pode ser e fugir um pouco de meus devaneios de tamanha inutilidade para a humanidade.

Queria está podendo ler um texto que cuidava em ser prolixo para se explicitar meias verdades. Coisa de escrita de doutorado para outros doutores decifrar. Como o português, o idioma, pode ser difícil para os reles mortais falantes nativos...

Dei-me conta de que não poderia lê-lo : minhas pupilas soberanas estavam dilatadas pelo colírio que me puseram nos olhos para diagnóstico da minha miopia física que a idade vem trazendo. A espiritual e a intelectual já as trago desta tenra idade. Não tem cura.

Fiquei então zapeando pelos canais de TV. Êpa ! Sistema Púbico de Comunicação do Acre, que atende pelo nome de "TV Aldeia". Sugestivo. Vivemos em pequenas clareiras em meio a majestosa floresta-rainha tropical do planeta. E haja água !

E que estavam passando no canal ? Jogo de futebol ao vivo, direto do estádio "Arena da Floresta" em Rio Branco DC.

Em campo se digladiavam ( gostaria de dizer coisa menos violenta) Juventus e Náuas, representante do Vale do Juruá.

"Náua" que dizer "povo" na língua indígena correspondente. "Clube do Povo" era como chamava o locutor da transmissão ao  Juventus, time da capital.

Pelas imagens da TV via-se que em Rio Branco fazia bom tempo, até quando me foi permitido assistir. É, até no clima os dois Vales de rivalizam.

O duelo era do " Povo" contra o " Clube do Povo" e as arquibancadas do estádio completamente vazias. _"Onde estava o povo ? " , gritaria o velho revolucionário derrotado.

Plena quinta-feira ás 18 horas: será que não tinha público pela data e horário bisonhos ou será vice-versa ?

Parece o que menos interessa ao chamado Campeonato de Futebol "Profissional" do Acre é o público.

Ainda assim, eu que sou patético para essas coisas de futebol, assistí aos 30 primeiros minutos _ assisto mesmo e daí ?

Aí, faltou energia elétrica. Ficou tudo perfeito como deve ser uma aldeia- que se preze - em meio a exuberante Hileia de Humboldt em noite de tempestade:  às escuras, sem estrelas no céu e com água por todos os lados.

Sem jeito, com as pupilas dilatadas, enfrentei a tempestade e fui à aula atrás de uma luz _  que ainda não achei e jamais vou achar, não me iludo _ para fugir à escuridão de minha aldeia interna que é  " tão pequena, tão ingênua e está longe demais das capitais".      

segunda-feira, 12 de março de 2012

PODEM FICAR DE SACO CHEIO COM ISTO, SE ESTOURAR TEM EMENDAS

Fonte da imagem: o melhor portal de todos, ac24horas.com

Pela informação do site das verdades sob medida, ac24horas.com, mestre Sales (foto-desta feita sem  camisa  gola polo do jacarezinho, mas com bigode) conseguiu outra façanha : agora foi apresentado ao Ministro das Cidades.

O que queria nossa mistura de Tio Patinhas com Madame Min ?

Liberação de emendas. Vai gostar de emendas assim lá em Aconcágua, ponto culminante da América Latina.

De emenda em emenda nossa malha viária está toda remendada !

Que o diga a rua Alita, no trecho entre as ruas Leopoldo de Bulhões, no Telégrafo e Avenida Getúlio Vargas, no Alumínio. Só para ficar entre as menos ruins...tem piores, muito piores.

A Constituição de 1988 perto da Alita não chega nem perto em termo de emendas...

Mais 1,5 mi para construir calçadas e paradas de ônibus.

Mais 2,5 mi para sei-lá-o-quê. Será um metrô, assim para ficar embaixo da terra onde ninguém enxerga?

A administração Vagner Sales do PMDB vai entrar para a história como a mais remendada. 

Desde o início que só fala-se em emendas.

Estamos no final do mandato e tome mais emendas.

E a cidade um buraco total.

Se o Ministro das Cidades viesse para cá, Cidadania e Trabalho, teríamos um ministro. Faltaria a cidade.

Sabem aquela velha fórmula política, [(faz de conta) + (memória curta) + (uma mãozinha de cal às vésperas do certame) - (vigilância efetiva dos órgãos competentes)]²  = tá no papo a (re) eleição ?

Esta não jeito. Nunca se emenda.  

domingo, 11 de março de 2012

JOANINHAS NO CANGOTE 2012- TOMO I

Sendo o Jurubeba, blog de nível nacional faz-se antes de tudo necessário esclarecer que diabos é " Joaninha". Trata-se de uma formiga miúda, quase imperceptível aos olhos humanos, mas que coloca lascando no nêgo **** Não me perguntem qual o gênero ou espécie **** Procurei auxíllio a um amigo meu, biólogo, no entanto ainda não o encontrei sóbrio, para me informar o nome científico da capetinha vermelha *** Não tem nada a ver com aquele besourinho boiola, vermelho com bolinhas pretas, ui, ui, ui *** E o que é cangote ? é onde o boi leva a cangalha ou o pai de muita gente leva o cordão de ouro...

Depois de minha quase antepenúltima  postagem, minha caixa postal se encheu de mensagens **** É isso que dá ser poeta **** E eu nem dei...*** Fiquei famoso, tem desde de pedido de casamento até cobranças de velhas dívidas, do tempo em que ainda eu bebia *** Esses credores não morrem de velho, não ? **** Vão cobrar os políticos em que vocês votaram na última eleição, magote de @$%¨&¨%$***((() !!

Claro que teve aqueles filhos de umas cadelas _  dá para ser de mais de uma _ que me xingaram de "analfabeto que não sabe escrever" e não entenderam uma grama do que escrevi " **** Pudera: eu analfabeto que sou, não escrevo UMA grama, e sim UM grama.*** Para outros sou um petista vendido que vou pegar balsa na eleição deste ano *** E daí ? não sou petista e nem candidato, mas se fosse e perdesse, aproveitaria a viagem. Foras as modorrentas curvas do meândrico rio, a paisagem é linda .... *** Só mais uma coisinha , senhor "Sempre Alerta": O rio Juruá não passa por Manacapuru *** Os perdedores  aqui do Juruá já podem fazer a volta e ficar em Tefé. É bem mais perto *** Depois, o burro é o português...


E agora aos traidores e abusadores da boa vontade alheia : o tempo da prestação de contas não tarda !*** serás como o último dos déspotas enfocado com a tripa do último canalha ou vice- versa*** ou vasco- versa *** Vocês jamais serão meus convidados quando enfim, me apossar das terras do Boulevard *** Já disse que esta será minha parte na pilhagem *** Aqui não tem Bastilha...então o que derrubaremos como símbolo da queda do poder absoluto  nesta pôrra ? *** Não vale o ginásio da Praça da Juventude *** O satã já derrubou-o por duas vezes *** Desconfio que não serei convidado na partilha dos tesouros....*** Não sou politicamente viável *** Ninguém quererá me subordinar *** Assim nunca foi andar de carrão 4x4 com vidros fumês *** Oh destino cruel, este meu !

Manuel Piau tá puto *** Seu candidato a prefeito sequer está sendo considerado pela imprensa *** Mas disse que o PAU, seu partido, vai entrar de cabeça na eleição *** Não conhecia o candidato de Piau *** Me deu as dicas : usa bigodinho, "gnorante", metido a mandão e antidemocrático *** Conheço ! exclamei *** Então me mostrou uma foto do tal Muammar Khadafi, ex-ditador da Líbia *** PQP, quase que acertei *** Mas esse não tá morto, sêo Piau ? *** " O capeta faz qualquer acordo político, senhor Jurubeba e nem quer cargo depois " *** Tá explicado agora...

Estou de malas prontas *** irei a Davos receber o prêmio de o melhor blog da Via Láctea, quiça do universo *** Até o momento já são 14,0 mi de acessos *** Não sou tão politicamente inviável, afinal *** Levarei um quilo de farinha e banana *** macaco é macaco *** menino é o diabo ! *** E Reinado é veado *** quem disse foi o Leandro *** Pra mim Reinado, é rei *** das macacadas penosas e bicudas *** E tá ficando cada vez mais parecido com uma fábula: Tem macaco, tucano, veado e agora tem foca *** quem  disse ? Foi o jegue com óculos de intelectual *** Tomou o lugar da coruja, como o símbolo da sabedoria *** Só falta agora na eleição  escrever que o Igarapé Preto é um poço de esperma *** Mas aí o jegue não seria tão burro, não é Raposa do rabo felpudo?

Chega de bicharada por esse domingo*** Ipapeconha, meu amor, aí vou eu !

Arquivo do blog