quinta-feira, 27 de maio de 2010

Os Ptralhas e os Paraíbas


imagem: visãopanoramica.com



Leio uma manchete no site Ac24horas: " Polícia Federal prende irmão de ex-deputado do PT em Cruzeiro do Sul ". Não irei aqui citar nomes por dois motivos. O primeiro é que isso aqui  não trata-se de uma matéria jornalística. O segundo é em respeito à familia da pessoa envolvida na manchete. Até que se dê o veredicto final é um cidadão de ilibado caráter na sociedade cruzeirense. 


Irei sim comentar a manchete, mas de outra forma.Vamos decifrar o que se está por trás ou nas entrelinhas .A intenção segunda. A coisa rasteira e torpe que deveria ser banida do jornalismo, para que o conceito de   jornalismo imparcial deixe de ser um mito e possa ser uma meta real,  mesmo que inatingível.

O fato é que essa manchete tem por objetivo último informar, contrariando o principio da notícia. O que se pretende mesmo é conotar a prisão realizada pela Polícia Federal a um fator politiqueiro. Quem foi preso foi o proprietário da farmácia. Não interessa quem é seu irmão e tão pouco se este ( o irmão) um dia foi deputado pelo PT.

Um fato nada tem a ver com o outro. A intenção segunda é ligar o PT a um possível erro. Fazer uma conexão PT _Policia Federal_Prisão. PT é corrupção. Sempre é mister lembrar que no Brasil _e mais ainda no Acre_ quando se fala PT de forma depreciativa está-se querendo abarcar todos os partidos coligados na mesma frente política.Por analogia é mesma coisa que chamar todos os nordestinos de "Paraíba".

Uma aberração interpretativa criada por políticos sem cultura e repassada aos cidadãos menos esclarecidos. O pior é um jornalista repetir essa patuscada. A onda agora é classificar todas as pessoas, que não comungam com os princípios políticos dessa gente, de esquerdopatas ou ptralhas. Que pobreza de corruptela,  nobres "libertários" !

Mas, voltemos à manchete .Ela bem que poderia ser escrita assim: Policia Federal prende donos de farmácias em Cruzeiro do Sul. Percebem a diferença ? Viram como a manchete poderia ser dada de forma imparcial e bem mais enxuta ?

E alguém acha que o editor não sabe disto ? Para tirar qualquer dúvida a respeito da intenção da manchete basta lembrar que a pessoa citada é parente de uma atual deputada ( que não irei citar aqui por respeito, pois a mesma não tem relação nenhuma com o fato, além do parentesco). A diferença é que essa deputada não é do "PT"... Bingo !

Depois  tem gente "esclarecida" que critica os outros veículos de informação do estado de serem "vendidos" e ainda tem a cara de pau de citar o referido site como um exemplo de imparcialidade. Está bem, eu também acredito que no final do arco-íris tem um elfo com um pote de ouro. Haja hipocrisia.!

terça-feira, 25 de maio de 2010

A hermenêutica de Manuel Piau

Considero Manuel Piau * , o maior herói da América  . E que se danem seus inimigos.Ele está de volta de uma viagem transcendental em busca de respostas para as coisas mais importante entre as menos necessárias para a vida.Necrosofia pura !!

Segundo o próprio, essa viagem só é possível graças a uma porção que o mesmo criou a partir da mistura da semente da Jurebeba Juruaense e o chá do Tumindá. Mas, só tem o efeito desejado se a semente estiver "de vez" e o Tumindá derrubado na noite da sexta feira.

Manuel fez questão de esclarecer que essa é uma descoberta dele e nada tem a ver com os saberes tradicionais dos povos da floresta.Tem receio das críticas que porventura venha receber dos setores mais conservadores da sociedade nacional. Para essa cambada de idiotas pedantes , tudo o que vem da natureza é droga.O negócio deles é Coca-cola e leite de caixinha.

Não sei onde diabos o Manuel Piau * andou, só sei que lá deveria ter muito Piuns e Meruins. A quantidade de marcas de ferroadas no seu rosto denuncia isto.Conversei bastante sobre vários assuntos com o mestre Piau. Precisaria de vários dias para escrever aqui neste blog os ensinamentos do nosso cínico sábio, talvez o último depois de Diógenes.

Porém, seria muito xarope. Prefiro descrever aqui apenas duas fala de Manoel Piau*. Uma coisa para a gente pensar ou não como diz o blog do meu amigo Franciney. Pedi sua opinião sobre uma pesquisa eleitoral para governo e senado realizada por um instituto chamado de Phoenix.

Primeiro,diz que apesar de mais parecer com um nome de cursinho pré-vestibular , o instituto é sério.Chegou a essa conclusão a partir da dedução/observação de que nunca viu ninguém deste instituto se apresentando em um programa de humor. " É verdade _ concordei, não tinha visto ainda  por esse ângulo".

Questionei-o: Se a candidatura do comunista Edvaldo Magalhães é assim tão fraca,como mostra a pesquisa e como insiste aquele colunista cabeça de cupuaçu , porque o Flaviano Melo e o Marcio Bittar estariam abrindo mão de se tornarem senadores, pelo menos um deles, dando a vaga de mão beijada para o aventureiro Petecão ?

"_ D-e-s-a-p-e-g-o às coisas materiais. Ambos se converteram à ordem religiosa das carmelitas descalças . Seguiram o mesmo caminho espiritual do Geraldinho Mesquita, o bom menino segundo o jornalista Antonio Stélio,( aquele do Igarapé Preto,assessor do candidato Wagner, lembram ?). Estão satisfeitos com o pouco que dispõem. Agora é a vez do "irmão" Petecão se perder . É a vontade superior ", respondeu com um profundo suspiro. 

Sinceramente, acho que desta vez o meu amigo Manoel Piau* exagerou na dose de seu elixir milagroso da mistura da Jurubeba Juruaense com o extrato  do Tumindá. Em tempo: essas duas plantas  são endêmicas da psico-floresta do Manoel Piau*. Portanto, não perca seu tempo pesquisando na internet  

_____________________________________________________
Manoel Piau* é um alienígena alienado que pensa que dor de parto é o mesmo que saudades no coração de quem partiu.

Série D




Série D : Náuas oficializa a participação 




A Diretoria do Náuas, em ofício, confirmou nesta segunda-feira(24) a participação do clube no Campeonato Brasileiro da Série D 2010, que começa dia 18 de julho.


O Cacique do Juruá vai estrear contra o VEC  -Vilhena Esporte Clube de Rondônia, diante de sua torcida. Segundo o presidente da Federação de Futebol do Acre (FFAC), Antônio Aquino, a possibilidade do Náuas mandar seus jogos no Vale do Juruá são reais. Vale lembrar que a Arena do Juruá será inaugurada em setembro.

O time conquistou a vaga dentro de campo, já que eliminou o Atlético Acreano nas semifinais do Campeonato Acreano 2010. Como o seu adversário na final é o Rio Branco, que já participa da Série C, a vaga do Acre na Série D é do Náuas.

As finais do Estadual estão marcadas para os dias 30 de maio e 6 de julho, no Estádio Arena da Floresta. A equipe campeã vai representar o Acre na Copa do Brasil 2011.


*Fonte: acreesportivo.zip.net*,( reproduzido por www.nauasesporteclube.blogspot.com)
_______________________________________________________
Meu comentários: O Náuas poderia aproveitar e contratar como reforço o zagueiro do Atlético Acreano.Não sei o nome dele.Era unânime a opinião entre os torcedores de que se tratava do " melhor do time"  .Era o zagueiro " cabeludão" .
*********************************************************************************************
Por falar em Atlético Acreano, ouvi ,no fim da partida, a seguinte pergunta de um torcedor que estava junto ao banco de reserva do Galo.A pergunta foi dirigida a um jogador que no ano passado jogou pelo Náuas:
 _  Você gostaria de está ali,hein ? disse apontando para a festa que o time cruzeirense fazia no meio do gramado.
 _  Deus me livre ! aqui ninguém recebe ( o salário) , retruncou de forma irônica o jogador.

Seria inveja ? Ou seria um revide para a torcida que passou a maior parte do jogo zoando o atleta,chamado-o de frangueiro ?
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&& 

Outra coisa que não tem nada a ver com futebol: um  amigo  recomenda o sorvete de casquinha que é vendido no estádio de Mancio Lima. O atendimento é nota  10. A higiene então , putz !!!

O ocaso vampiresco

                                Foto:  www.choradaria.com.br

Penso que as pesquisas eleitorais não são reais. O máximo que podem ser é verossímeis. E aqui estou conceituando, a grosso modo, a verossimilhança como algo que imita a realidade, sem necessáriamente ser ela.Não passa , portanto, uma pesquisa eleitoral, de propabilidade.

É incrível como a fria matemática, às vezes , não consegue ser exata.As pesquisas eleitorais detonam a matemática.Os números, antes rasos e impenetráveis, são agora elementos de análise.Como uma gravura de arte,cada um dos observadores tem uma percepção diferente.

E como se trata de política, então já se pode imaginar a gama de retórica que esses números provocam.E aqui falo da retórica como a " arte útil " observada por Aristóteles em sua obra Poética. " Atentai, pais da pátria, para os números da última pesquisa eleitoral para presidente " diria aquele espalhafatoso senador do Piauí, o" Mão Santa". Que figura !

Para a candidata Dilma, os números só " representam o momento". Para Marina Silva é " a prova de consolidação de nossa canditatura". Para Serra os números " merecem uma reflexão". A julgar pelas olheiras do candidato Tucano, ele anda fazendo reflexões demais.

O que preocupa Serra é a última pesquisa do Tucano (instituto) DataFolha. Sabe que esses números não são o  real.Estão filtrados e mesmo assim são desfavoráveis.A coisa é mais feia do que se apresentou.Isto explica porque Serra voltou a ser Serra: O azedo e mau humorado que mandou "sentar a pua" nos professores grevistas.

Ontem ao ser indagado por um repórter do humorístico CQC, respondeu atravessado: " você só pode está brincando !". Há poucas semanas atrás sua reação teria sido diferente. Teria fechado a mão e erguido  o dedo polegar, mais conhecido mata-piolhos , fazendo o sinal de positivo e aberto aquele sonso sorriso.

O jeito é esperar que os seus amiguinhos colunistas de Veja, detonem esses números.O ruim é que não podem mais usar o argumento de que o DataFolha " também  é dos PTralhas". Terão que suarem as testas (o que é quase impossível para quem trabalha em escritórios refrigerados) e refazerem a retórica e bem naquele estilo deles, tão criticado por Sócrates.  

domingo, 23 de maio de 2010

Náuas x Rio Branco: A rivalidade histórica adiada

Hoje é domingo.Hoje tem Náuas lutando por uma inédita vaga na final do Campeonato Acreano. Por motivo da vitória no último domingo, o Cacique do Juruá jogará , seguindo a regra da competição, por dois resultados de três possíveis. Ou seja,  jogará por uma vitória ou por um empate.

No caso de derrota do Náuas, seja qualquer for o placar, o jogo terá mais 30 minutos de prorrogação.E se não houver vencedor, a vaga será disputada por penalidades máximas. Aí, como já diz o Galvão Bueno, o maior pé-frio deste país: " Haja coração amigo !!!"

No meio esportivo da cidade esse é o assunto principal. Então a tendência é que a presença do público no estádio de Mancio Lima seja grande.Por falar naquela praça de esporte, considero de péssimo gosto essa denominação de  "Arena do Japiim". Isso esvazia o conceito. O formato do estádio nada tem de arena.Pior que isso só o antigo alcunha de "Totão". Estamos precisando de criatividade.

Seja como for, quando vou à cidade de Mancio Lima e vejo um bom público em jogo pelo Acreano em pleno domingo à tarde, bate uma nostalgia. Remete-me aos domingos à tarde nos idos anos 80, quando eu ainda moleque e sem dinheiro para pagar a entrada, "furava" o velho estádio José de Melo, pulando o muro lateral. O lado que fica no bairro da Capoeira era o preferido.

Tudo pelo prazer de ver um bom jogo. Estádio Lotado. A maior rivalidade era Independência e Juventus. Talvez por que lembrava o famoso Fla x Flu.  Rubro-negros versus Tricolores. Como ainda não havia  a concorrência da televisão, aquilo era o que tínhamos de melhor. Aqueles eram alguns de nossos craques: Dadão, Paulinho, Paulão, Mariceudo, Paulo Roberto,Carioca (isso mesmo o assessor do governo !) e o Cruzeirense Erivado.Incrível , mas o Erivaldo joga até hoje no Cruzeirão.

Eu era torcedor do Floresta. O Floresta não venceu um único campeonato. Mas, eu, menino  não queria saber disso. Adorava a cor da camisa do time : laranja com detalhes em preto. O Floresta foi extinto e com a chegada do profissionalismo quase que o Campeonato Acreano também.

Agora, com a " interiorização" do campeonato e o apoio do governo, o certame ganhou novo fôlego. Entretanto, todo campeonato que se preze , precisa de uma rivalidade. Hoje  não temos,  pois o Rio Branco ainda detém a hegemonia , mesmo com o tropeço do último ano.

Mas, alguma coisa  já está mudando. Vejo o Náuas, futuramente, como o outro lado da polarização.Será sem dúvida a rivalidade Capital x Interior, Vale do Acre versus Vale do Juruá. Potencial para isso a agremiação do Juruá tem. Para começo de conversa é hoje o time que mais leva torcedor aos estádios no campeonato.

Logo mais à tarde,o Náuas poderá dar mais um passo rumo a essa rivalidade. Deve  classificar-se para a final, vencer o Rio Branco, firmar-se como a segunda força do estado e nos próximos anos brigar para assumir como a maior força. Será uma boa briga entre os dois mais antigos times do Acre em atividade.

A rivalidade histórica entre esses dois times, foi adiada por muitas décadas por conta do isolamento geográfico entre as duas regiões.O destino agora , parece que enfim, vai seguir o seu curso e o campeonato Acreano vai ser realmente Acreano.  
Ocorreu um erro neste gadget

Arquivo do blog