sábado, 22 de setembro de 2012

MINHA TOSCA ANÁLISE OU O CREDO FARISEU NÃO SOU EU

Ainda ontem um interlocutor quis saber em sotaque gaúcho: " E aí Jairo, quem tu achas que leva esta ?"

Solenemente respostei : Vamos aos números amigo. E vamos falar de números concretizados, ou seja, o que de fato disse a última eleição para prefeito na nossa Cidade-Luz.

Antes: é comprovado no Acre que as eleições ocorrem de forma horizontal e não vertical, ou seja, o povo não mistura eleição para prefeito com eleição para governador, presidente. A transferência de voto é só um mito.

Descartamos, então de imediato, os números da eleição geral de 2010.

Voltemos à eleição municipal: 

O atual prefeito foi eleito com o total  aproximado de 15 mil votos (estamos arredondando) , o que equivaleu a 47% dos votos  válidos.

As outras 03 Chapas juntas atingiram o percentual de 53%.

Claro está que V.J.S, que concorre à reeleição, foi rejeitado pela maioria absoluta dos votos válidos, à época. 

Não precisa ser um gênio para inferir que a eleição majoritária é diferente da proporcional. Nesta, o eleitorado vota também  por amizade ou qualquer outra aproximação que afunila. Naquela o eleitor escolhe com certos critérios mais amplos, inclusive por questão ideológica, mesmo que uma significante minoria.

Necessário também não é ser cientista político para afirmar que um gestor para fazer mudar a ideia do eleitor que não se converteu à sua, digamos, plataforma eleitoral terá que fazer uma gestão esplêndida, coisa de fazer dilatar as pupilas.    

V.J.S fez essa gestão ? Com a palavra o povo da zona urbana onde se concentra o grosso do eleitorado e no qual ocorreu maior rejeição no pleito anterior. Dado também que neste seguimento o nível de consciência política tende a ser  mais elaborada, o que se traduz em maiores exigências.

Não é lógico  pensar que tenha  sofrido desgaste eleitoral dentro da cidade ? 

Outro fato: esta eleição municipal contará com aproximadamente 4 mil novos eleitores.

A inferição: O voto do jovem, no seu grosso, é do contra. É só procurar na lembrança pelos seus 16 aninhos....

E não esquecer que a diferença entre o V.J.S e o segundo colocado em 2008 foi de apenas 2.500 votos.
E este ano a disputa é de fato plebiscitária. Nos votos válidos, ou se é favor, ou vota-se contra. Não haverá votos de meio termo ou terceira via para ser contabilizados. Significa que seu adversário contará também com a maior parcela dos votos dos " antis". 

Portanto, claro amigo , pelo o até aqui exposto , é genuíno acreditar que Mestre Sales e todos seus pagos porta-bandeiras podem já se encaminhar ao porto mais próximo para o início de um estafante tour descendo o rio Juruá.

Mas, porém, entretanto, contudo é mister lembrar que 11 mil eleitores não compareceram às urnas naquela ocasião.

Em quem votarão aqueles onze mil "revoltados com a política" que ao primeiro sinal de chuva não põem o corpo para fora da cama em pleno domingo ?

Esse é o dado que não deixa fechar a questão.

É de supor que: I) se são na maioria eleitores da zona rural teremos mais quatro anos de Trabalho e Cidadania e o alquimista da avenida Mancio Lima e sua trupe vão festejar comendo (ou tomando) sopa de galinha na praça central. II) Se por outro lado for a maioria  urbana e da faixa etária mais jovem, usuários do facebook, o cheiro da laranja  pode invadir a última das trincheiras.

E mais um complicador : o eleitor cruzeirense é  surpreendente. Principalmente em se tratando de eleição para prefeito. É só verificar na história. Não foi uma e nem duas vezes que o candidato se julgou eleito, embalado no gostoso sono do poder e acordou dentro da velha balsa, com a bunda tocando o metal quente da embarcação.

Por isso considero muita prepotência um candidato se dizer eleito de véspera, baseado em suposições de pesquisas caseiras que sequer seguem a metodologia que solicita o rigor científico para o caso. Mesmos as pesquisas super elaboradas nada indicam além de tendência, o que não é garantia do todo real.
*************************************************************

Até aqui eu tentando me fiar nos frios números concretizados na última eleição municipal e já num certo empirismo proporcionado pela idade para buscar embasamento para minha fraca e tosca análise, já que reconhecidamente não entendo nada da matéria, quando o interlocutor em questão, me interrompeu e disse:

"_ Pois eu sou 15 e te afirmo com fé em Deus que esta eleição só Jesus tira da gente " 

_ Bom - retruquei - neste caso pode comemorar,  penso que o filho de Deus tem algo mais importante para fazer pelo infinito universo do que cuidar em tirar eleição de alguém aqui em Cruzeiro do Sul. Principalmente de um homem de bondoso coração...

Pela cara que fez, acho que perdi mais uma amizade. Não me fará falta se não tem senso de humor, fariseu.

_____________________________________________________________

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

JOANINHAS NO CANGOTE ANTES DO FIM

E vamos continuar na política ? Não, na politicagem ! Depois a gente fala das flores, mas agora é guerra. Que caia a Constantinopla e chegue a Idade das Luzes **** Meu pedaço será o reino do Boulevard *** Eu tenho lado :  aquele que acho menos errado *** O que necessariamente não quer dizer que esteja certo, não é mesmo 'Nit' ?  *** Mas é decisão de caráter irrevogável. 

E como será que é ser  feio, hein meu povo ? Queria ter a sensação pelo menos por alguns segundos ...*** É chato nascer e morrer horrível  **** Por isso nunca vou ser candidato à vereador **** Sou politicamente inviável **** Pobre, feio, 'gnorante' e inviável, oh destino cruel ! *** Enforcar-me-ei com a primeira palha de cebola que eu achar plantada no concreto da ponte do Juruá*** Do que me serve tanta  decência se não posso vendê-la ?

E as canaranas este ano voltarão a cantar nas barrancas do Juruá e afluentes *** "Ouçam o que as canaranas têm a dizer", me ensinou aquele velho polaco sem religião e sem o costume do cachimbo que põe a boca torta **** O que essas canaranas do Juruá já presenciaram... **** Vou te contar têm mulheres que de tão bonitas dá vontade de a gente cheirar no suvaco delas **** Com suor e tudo !      

P.Q.P ! O V.S se esforçando para dizer que  melhorou a educação do município, aí vem o cara que escreve as legendas do programa eleitoral da televisão e tasca " havês" no lugar de "às vezes" ... **** E depois o fã escreve no facebook : "Se o H.A perder quero uma galinha pra MIM comer" **** Mas para esse servicinho aí tem o galo, pô **** Havês não tem como confiar no certo.

Macho mesmo é o cara que deixou de guardar o celular no bolso da calça e agora só usa no bolso da camisa *** Em caso de radiação ou explosão é melhor morrer de ataque cardíaco do que viver broxado **** Filosofia que ouvi no mercado do Minhocão **** E por aqui é assim: prefeito mulher faz minhocão e prefeito homem deixa o buraco de mão.

Tem candidato que agora ficou feliz : os Correios vão grevar **** Não entendeu ? **** Explico aos  néscio : é que o cara empenhado dia e noite na campanha e o sacana do carteiro... **** O cara muito ocupado com as bases, o carteiro trazendo... em pouco tempo alguém estaria levando **** Nunca fui candidato, mas já entreguei muita correspondência **** Até gato que nunca recebeu uma tijolada, passa longe da olaria.

Que fique bem claro: não todas e nem a maioria **** portanto, nada de sair por aí espancando o consorte ***E depois eu nego **** Nunca peguei ninguém, nem carreira de cachorro **** Até os bichos riam da minha fealdade **** "Foi toco, foi toco", gritava o cara que chegou ao PS **** E  até a Dilma que por aqui representava o diabo agora é de deus .... **** É muita cara de pau !

Se calem minha gente e as canaranas clamarão ****  Não, não faço concessão **** Derrubaremos a velha Constantinopla e instalaremos por aqui o Reino das Luzes **** Para quem não é da região : Canarana é um capim de talo grosso que nasce à beira do rio **** Toda eleição fica só observando os pecados cometidos pelos homens humanos **** Que "ama os irmão"

Joaninha no cangote ? escrevo assim de uma só sentada **** Deixo os dedos me levarem e traduzirem minha brainstorm **** E esse ano ? Não haverá aquela crônica sobre o Igarapé Preto ? **** Jurubeba  é sucesso até pra quem deveria me odiar **** É o lado bom de a gente ser insignificante, politicamente inviável **** por que será que ninguém ousa me subornar ? **** Serei eternamente um nada.

E agora vou-me já indo **** porque amanhã já é dia de Ipapeconha querida **** Hoje faz 365 dias que não ponho álcool na boca **** Tenho tomado direto na veia **** Se evita a careta e o bucho da cerveja **** e mantenho aquele minha barriga de tanquinho **** Tanquinho proeminente *** E o facebook é seiscentos e sessenta e seis **** Tá avisado **** E o cara moralista falando mal de quem faz propaganda política no face e posta uma foto de uma vagina com a cara do Pato Donald ? **** É cada critico ....**** Coisa de meninota ! **** Fui-me-ei !
 

Arquivo do blog