segunda-feira, 4 de abril de 2011

QUANDO UM MESSIAS LAVA AS MÃOS


foto: jornal Voz do Norte (sem o balão)




Há quem diga que o mago Sales, que tem o sangue da família Messias correndo nas veias, já imitou o Nazareno. Primeiro no nascimento humilde. Um veio ao mundo em um estábulo em Belém, outro nas barrancas paupérrimas do rio Juruá. O Cristo foi carpinteiro, ele zelador de banheiros. O filho de José, marido de Maria, ensinou a  dividir o pão. Sales, primo de Orleir e marido de Antônia,  divide o feijão com arroz  com o povo desvalido que procura o  templo sem muros da  Avenida, pelo menos em época de eleição.

O " Leão dos Náuas "   não tem poder da cura , é fato, mas tem o TFD e medicamentos gratuítos para verminose que curam até o mais ferido ego da população ribeirinha do município. Isso é o que dizem seus seguidores. Um desconhecido  Petecão  nem era água no Juruá e  não foi transformado em vinho pelo seu toque , segundo contam seus apóstolicos jornalistas da capital ?  No último natal, quem já esqueceu que  _  pelo menos na derrapada gramatical e na mente turva do grão-vizir riobranquense _  o mago conseguiu "ascender as luzes" ?  O Salvador ascendeu aos céus.

Antes que me acusem de sacrilégio devo dizer que as coincidências param por aí. Então, que os mais fanáticos não procurem as chagas nas mãos do Midas Juruaense e não queiram me crucificar. O Divino Mestre foi o único ser pensante a pisar este mundo de lágrimas a não cometer pecados. Já o Sassá Mutema do extremo ocidental tem, explicitamente, pelo menos, dois pecados capitais: vaidade e soberba. Enquanto Cristo ensinava a amar os inimigos, o alquimista do norte acreano ganha notinhas nos papiros eletrônicos para menosprezar seus adversários e vangloriar-se de sua empáfia.

Mas eis que agora , na última sexta-feira (01) , em reportagens locais sobre uma invasão de terras,  mostra-se outra faceta do mestre Sales. Na ocasião, para fugir da responsabildade, teria lavado as mãos, repetindo o gesto de Pôncio Pilatos, procurador da Judéia na época do Cristo. E tal qual Pilatos, tentou a todo custo passar a responsabilidade para seu desafeto político. O romano jogou a batata quente nas mãos de Herodes Antipas. Sales, o Vagner José, tentou arremessar para Viana, o Tião.

Sales deixou, enfim, de ser milagroso para ser humanamente político. Viana está sendo acusado pelos seus adversários de ter mandado açoitar o povo na capital pelo mesmo motivo de invasão. Este era o sonho acalentado pelo Pilatos cruzeirense: Ver  Tião na mesma enrascada no Juruá. Só que como o conto não colou, decidiu ele mesmo lavar as mãos. Para Pôncio o argumento foi falta de culpa. Para a Vagner a " falta de terra" em pleno sertão amazônico. Se ele agora voltasse a imitar a humildade do Nazareno, dividiria a sua fazenda com os seus irmãos necessitados. Mas ele não é Jesus, o socialista. É o romano e fazendeiro.

Resta saber se o povo vai perdoar e esquecer disto na eleição municipal no ano próximo  ou vai lembrar, e/ou então,   novamente pedir que libertem o Bar-abbas. Pilatos não precisava de votos e nem da democracia para ter o poder político.
   

8 comentários:

  1. E SABIA Q VÃO? POVO CRUZEIRENSE TEM A MEMÓRIA CURTA.ESTAVA EU EM UM CERTO COMÉRCIO LOCAL, SÁBADO PASSADO,QUANDO COMEÇARAM A FALAR EM POLÍTICA, O DONO DO COMÉRCIO Q É PETISTA DISSE: PARA TOMAR ESSA PREFEITURA DO VAGNER SÓ O ORLEIR.IMEDIATAMENTE OUTRA PESSOA RESPONDEU:O CÉSAR VEM AÍ,MAS O COMERCIANTE DISSE: SE O CÉSAR SE CANDIDATAR SEREI O PRIMEIRO A FAZER CAMPANHA CONTRA. POR QUE SERÁ? QUEM FOI FUNCIONÁRIO DO MUNICÍPIO QUANDO CÉSAR FOI PREFEITO Q RESPONDA. ACHAS FÁCIL PASSAR 3 MESES SEM RECEBER SALÁRIO?NINGUÉM ACEITAVA UM CHEQUE DOS FUNCIONÁRIOS DO MUNICÍPIO.

    ResponderExcluir
  2. COM TODA SINCERIDADE, VOCÊ DOARIA SUAS TERRAS POR AMOR AO PRÓXIMO? SEJA SINCERO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Critica o prefeito por nao doar terra, mas não dá nem moedinha da oferenda da missa. Me poupe! I N V E J A!

      Excluir
  3. ESSA PREFEITURA É UM SONHO PARA O PT, CONTINUEM SONHANDO,NÃO FAZ MAL.MESMO Q NÃO CONSIGAM SEUS OBJETIVOS VALEU APENAS TENTAR.

    ResponderExcluir
  4. NOSSA!!!esse MESSIAS está com 45% de aprovação?que absurdo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Trabalho = aprovação! Ele não precisa agradar a corja dos Vianas pq trabalha!

      Excluir
  5. POR QUE NÃO MOSTRAR A FOTO DA AMBULANCHA ABANDONADA NA VÁRZEA? E OLHE Q ELA PERTENCE AO GOVERNO. POR QUÊ SÓ O MESSIAS MUNICIPAL DEVE SER CRUCIFICADO? ISSO É UM APELO DOS RIBEIRINHOS.

    ResponderExcluir
  6. gostaria de ter um vagner sale perfeito na minha cidade, só assim nós ia ter medicamentos nos postos de saúde, merendas nas escolas, matérias escolar etc, ha ruas couçadas, e tantas outra coisa q precisam ser feitas...........

    ResponderExcluir

Arquivo do blog