sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

É caro por que é raro

Sempre questionei-me o porquê de alguns itens de consumo _na verdade quase todos_ serem tão caros em Cruzeiro do Sul. A logística, diriam os comerciantes, é a principal responsável. O nosso isolamento rodoviário , força o uso do frete aéreo. Então o questionamento foi plenamente satisfeito ? não, absolutamente não.

Ora, se tudo é caro em Cruzeiro do Sul, então deve-se supor que tudo vem de avião para nossa região. Como essa não é a realidade, afinal todos sabemos que a maior parte dos produtos são transportados via fluvial através de balsas, a dúvida não consegue ser esclarecida. É mais intrigante ainda se forem levadas em consideração as opiniões de alguns especialistas  de que o transporte fluvial é o mais barato.

As balsas conseguem, em uma viagem, trazerem uma cubagem  equivalente a dezenas de caminhões. E a quem pertencem essas balsas ? Quem compra em maior volume de uma só vez, não consegue melhores preços junto aos fornecedores ? quem compra em grande estoque, não sofre menos alterações inflacionárias, ou majoração de preços , tão comuns a quem sempre está comprando ? 

Concorrência,monopólio ou oligopólio ?

Segundo a a ciência Economia, os Mercados caracterizam-se pela seguinte estrutura:  Concorrência perfeita,  monopólio e oligopólio.A concorrência perfeita:  Produtores e consumidores têm mobilidade e não há acordo de preço entre os que participam do Mercado.O preço é definido de maneira impessoal,  ninguém individualmente o estabelece.

O monopólio: Quando há no Mercado apenas um vendedor, que domina inteiramente o Mercado. Não há alternativas para os consumidores. Tem poder total sobre a formação do preços. Não existe transparência. Suas operações e transações são uma espécie de  caixa preta.

O oligopólio tem as seguintes características: É formado por um pequeno grupo de grandes empresas que dominam um ou vários ramos de produção e dividem entre si o mercado.Quando há acordo de preços entre eles,  a concorrência é residual.


Então, qual será aquela que impera no Mercado de Cruzeiro do Sul  ?  Porque um milheiro de tijolos aqui custa mais caro que em outras regiões do país , se não é transportado em via aérea e nem fluvial ?  O barro ,utilizado na construção desses tijolos,   também vem de fora da região ?

  Será a pavimentação da BR 364 a salvação ?

Pelo visto teremos que aguardar a conclusão da estrada para ter respostas para essas dúvidas. Será     instalada a concorrência perfeita de fato ?  Persistirá  o mesmo sistema do ávido lucro ?  Será o fim dos famigerados armazéns abarrotados de produtos com prazos de validades suspeitos ?  Mudará a política de tratamento aos clientes  ? Aguardemos. Só espero que não demore ainda mais uma década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog