domingo, 6 de junho de 2010

O cômico e o trágico



Ver imagem em tamanho grande


Imagens: quantotempodura.wordpress.com
               www.linguadetrapo.blogspot.com

Quem não assistiu  à entrevista  do pré-candidato do PSDB José Serra no Jornal da Band  perdeu a chance de assistir  a um show de comédia e do tipo pastelão. Tudo porque o entrevistador  era ninguém menos que Boris  Casoy, mais conhecido como o bibelô dos garis.

E como os dois riam. A cada pergunta do Casoy, Serra com sua peculiar simpatia , fomentada pela sua cara de peixe morto respondia iniciando com " eu vou fazer " ,"eu vou resolver" .  Respostas típicas dos Tucanos paulistas. E Casoy ria e bem daquele jeito, sem mostrar a dentadura .

Não sei do riam. Até sei ou imagino, mas aqui é deveras impublicável. Agora eu sei mesmo era o que me divertia na poltrona: a cara de pau do Zé Matá Matá.Sempre arrastando o "r" _ assim a fala fica mais chic _  dizia que "estava preparado" ou "estava pronto" para governar o país.Cômico, não ? Trágico seria dizer aos seus eleitores que não estava.

E onde Serra se preparou ou ficou pronto para governar o Brasil ? Terá sido naquele cursinho intensivo de política em fim de semana, nos moldes daquele aplicado pelo PSDB em Cruzeiro do Sul ? Esse pessoal do PSDB são impagáveis. Inventam cada moda. Daqui uns dias, irão criar o curso em caixinha de como se preparar para governar o país de A a Z. É só o que falta.

Mas voltando à entrevista.De que diabos riam o apresentador e o entrevistado ? Não sei. Só sei que foi o encontro entre o senhor Preparado e o senhor Prepotência. Entre o boca mucha e o boca de sorriso torto.Um não termina o que começa e o outro não sabe quando terminar,  por isso foi pego falando o que pensa dos garis em off .Uma dupla cômica, pelo menos para mim.

Serra é o Zé Vou-resolver.Ele só não diz como e quando. É tudo para o futuro.Talvez seja por isso que a culpa das alagações urbanas em São Paulo é de outro Santo, o Pedro.E culpa da violência em São Paulo é do Evo Morales. E o Serra que Ordena ( verbo que eles também adoram) não resolveu em São Paulo, que tem o maior PIB do pais, com a vantagem de não  ter um território de proporções continentais como o Brasil.E olha que ele está pronto e preparado.

E o Boris ria, simpaticamente, a tudo que falava o Zé Vou-resolver, que Ordena e não resolve, mesmo estando pronto e preparado, ao menos para puxar o "r". E do que eles estavam rindo ? será que foi o contra-regra que estava contando aquela piada do gari que veio da Bolívia e chegou em São Paulo em dia de chuva ? Ou será que havia um grande espelho no estúdio e estavam rindo do próprio reflexo ?  impossível. Vampiros não têm reflexos.

Toda vez que vejo o Serra falando cresce minha convicção de que o Brasil não precisa de um presidente preparado e pronto em caixinha. Precisa só de um presidente. Quem sabe, finalmente, um que possa usar saias, sem constrangimento. Agora, caso Serra seja eleito, nós é que deveremos estarmos pronto e preparados, mesmo não sabendo puxar o "r".  Serra é uma piada pronta e preparada .Isso é cômico. Ele vai fazer ao Brasil o que fez a São Paulo.Isso é trágico

Um comentário:

  1. Tenho saudade de fazer oposição ao PSDB em SP.É um gostinho que a esquerda no Acre não tem há pelo menos 12 anos. Já o r... é questão de sotaque... O meu r acho que já perdi, em dez anos de Acre. Mas o fato é que a cidade de SP está afundando e a balsa tucana, junto...

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget

Arquivo do blog