imagem: visãopanoramica.com
Leio uma manchete no site Ac24horas: " Polícia Federal prende irmão de ex-deputado do PT em Cruzeiro do Sul ". Não irei aqui citar nomes por dois motivos. O primeiro é que isso aqui não trata-se de uma matéria jornalística. O segundo é em respeito à familia da pessoa envolvida na manchete. Até que se dê o veredicto final é um cidadão de ilibado caráter na sociedade cruzeirense.
Irei sim comentar a manchete, mas de outra forma.Vamos decifrar o que se está por trás ou nas entrelinhas .A intenção segunda. A coisa rasteira e torpe que deveria ser banida do jornalismo, para que o conceito de jornalismo imparcial deixe de ser um mito e possa ser uma meta real, mesmo que inatingível.
O fato é que essa manchete tem por objetivo último informar, contrariando o principio da notícia. O que se pretende mesmo é conotar a prisão realizada pela Polícia Federal a um fator politiqueiro. Quem foi preso foi o proprietário da farmácia. Não interessa quem é seu irmão e tão pouco se este ( o irmão) um dia foi deputado pelo PT.
Um fato nada tem a ver com o outro. A intenção segunda é ligar o PT a um possível erro. Fazer uma conexão PT _Policia Federal_Prisão. PT é corrupção. Sempre é mister lembrar que no Brasil _e mais ainda no Acre_ quando se fala PT de forma depreciativa está-se querendo abarcar todos os partidos coligados na mesma frente política.Por analogia é mesma coisa que chamar todos os nordestinos de "Paraíba".
Uma aberração interpretativa criada por políticos sem cultura e repassada aos cidadãos menos esclarecidos. O pior é um jornalista repetir essa patuscada. A onda agora é classificar todas as pessoas, que não comungam com os princípios políticos dessa gente, de esquerdopatas ou ptralhas. Que pobreza de corruptela, nobres "libertários" !
Mas, voltemos à manchete .Ela bem que poderia ser escrita assim: Policia Federal prende donos de farmácias em Cruzeiro do Sul. Percebem a diferença ? Viram como a manchete poderia ser dada de forma imparcial e bem mais enxuta ?
E alguém acha que o editor não sabe disto ? Para tirar qualquer dúvida a respeito da intenção da manchete basta lembrar que a pessoa citada é parente de uma atual deputada ( que não irei citar aqui por respeito, pois a mesma não tem relação nenhuma com o fato, além do parentesco). A diferença é que essa deputada não é do "PT"... Bingo !
Depois tem gente "esclarecida" que critica os outros veículos de informação do estado de serem "vendidos" e ainda tem a cara de pau de citar o referido site como um exemplo de imparcialidade. Está bem, eu também acredito que no final do arco-íris tem um elfo com um pote de ouro. Haja hipocrisia.!
Nolasco,vc é mesmo um cara atenado.E olhe que essa matéria era do jornal tribunadojurua.com e como bem observou o deputado Moisés Diniz no blog ecossocialista.com a manchete ligava a pessoa detida ao nome da deputada do PPS.O editor do site ac24horas simplesmente trocou os partidos para realmente atingir o PT.Que triste essa nossa imprensa.
ResponderExcluirParabéns! Porreta! Jurubeba nos meus "favoritos". Forte abraço.
ResponderExcluirObrigado ao meu amigo Paulo Soriano, um dos poucos vereadores da atual legislatura que apresentam condições intelectuais e , o mais importante , decência para o exercício do cargo.
ResponderExcluirÉ amigo, a baixeza que impera no jornalismo. E infelizmente não pdoemos dizer que é "coisa de CZS". Imprensa nacional e inernacional vicem de distorcer os fatos. Veja os casos recentes: Irã e Bolívia. Na boca da imprensa vendida: Morales é traficante, Irã é terrorista... PT é bandido, e por aí vai, desinformação no balde a preço de banana...
ResponderExcluirParabéns pelo comentário. Digno do "Observatorio da Imprensa"
Grande jornalista (esse é de verdade) Leandro Altheman !!
ResponderExcluirApesar de não ser a minha intenção no blog,é sempre bom receber um generoso elogio como esse, ainda mais vindo de alguém que entende do assunto.Obrigado.