domingo, 6 de março de 2011

A HERMENÊUTICA DE MANUEL PIAU ( 2 )

( Direto do enredo carnavalesco )

Em uma recente reportagem no portal vozdoacre.com, o jornalista Dilson Ornelas denuncia que a prefeitura de Cruzeiro do Sul adotou uma estranha forma de recolher o lixo na cidade ( leia aqui ) .Como já em outra reportagem o escriba se queixa que a assessoria de comunicação da administração municipal não atende aos telefonemas para   dar a versão dela dos fatos  ( clique aqui ) e como não me conformo com a canção que não acabou no fim do silêncio, resolvi ligar para o mestre das tangentes, Manuel Piau*, que no momento está aproveitando o período momesco para realizar uma de suas maiores taras terrestres: Fazer paçoca antes de chegar as castanhas:

Jurubeba: Bom dia mestre Manuel Leporinus !  Vossa Magnificência está em duras penas ? ( ele não sabe que Leporinus é o nome científico do Piau e que o pronome de tratamento Magnífico é para reitores ).

Mister Piau: Enfim aprendeste a me tratar  corretamente. Só posso prognosticar que estais mergulhado em dúbios responso. Diga-me o que te aflige, escravo do Niilismo.

Jurubeba: O senhor leu aquelas denuncias sobre a falha da prefeitura em coletar o lixo... ?

Mister Piau: Pela Rameira Que Deu a Luz ! (antes ele gritava P.Q.P ). Em pleno Carnaval e  vens me falar de lixo, senhor Jurubeba ? Todo mundo preocupado com as enchentes, a mudança do horário e tu se ocupando em pensar em lixo e não no luxo. Não tens mais com que se preocupar ?

Jurubeba: Decerto que não. É que a curiosidade  é grande. Afinal, como fazer para abrandar tamanha dúvida ?

Mister Piau: Simples. Primeiramente a minha versão não é a oficial, não sou pago para isso ; segundamente aquelas fotos  são de Cruzeiro do Sul ? Percebeste a rua ? Ela não tem calçada. Já viste alguma rua da cidade do Trabalho e Cidadania  sem calçadas e assim tão suja ? Não seria um problema de dioptria ?


Jurubeba: Mas, mestre Piau, 80 % das ruas de Cruzeiro do Sul não tem calçadas..

Mister Piau: Estava demorando. Piau é o c..........! O vosso problema é que nunca  folheou Platão, sobre o Idealismo, o mundo sensitivo e o mundo inteligível. Sua ignorância ainda o coloca como prisioneiro da caverna . A resposta está no transcendental. As calçadas estão lá, com um pouco de boa vontade você consegue enxergá-la !

Jurubeba: Então o mesmo serve para o " trabalho e cidadania " ?

Mister Piau: Estais a pegar o espírito da coisa...

Jurubeba: E o fato, segundo a reportagem , de que tem um pessoal da prefeitura derramando lixo na beira das ruas às 05 da manhã para ser recolhido só à noite ? Que diabos de procedimento é esse ?

Mister Piau: Com esse horário atual os agentes não sabem a diferença entre 07 da manhã e 07 horas da noite. A responsabilidade então é de uma tal de  " força oculta ".   Ela está fazendo os profissionais perderem a noção de tempo e espaço.

Jurubeba: Que raios de força oculta é essa ?

Mister Piau: Não sei nada sobre tudo. Ouvi dizer que teve gente que perdeu até alguns pedaços do órgão  esponjoso e a Glande ficou mais mucha por causa dela. Antes eram metrossexuais, agora são centímetrossexuais.

Jurubeba : Não entendi a relação : idealismo platônico, lixo, forças ocultas, metrossexuais...metrossexuais não são aqueles homens heterosexuais que têm uma estreita sintonia com o seu lado feminino, por isso gostam de depilação e maquiagem ? O que isso tem a ver com a diminuição do bilau de alguém ?

Mister Piau: Relação ? Essa não é minha área. Se ligou para falar sobre isso , ligou para o especialista errado. ..é que você vem com essa pilhéria sobre lixo em pleno carnaval, acaba confundindo minhas antenas. Não falo mais sobre estultices alhures. Voltemos ao assunto da matéria jornalística.


Jurubeba: O lixo passa o dia todo no meio da rua espalhando mau cheiro e atraindo urubus...

Mister Piau: Veja bem senhor Jurubeba,  as pessoas têm o direito de ver o lixo que produziram. Se fosse retirado na madrugada ninguém teria a oportunidade de presenciá-lo. Não se pode privar  o povo e os turistas de tamanha obra de arte. Isso é cidadania ,  trabalho vai ter  o próximo prefeito. Quanto aos urubus deve ser uma homenagem para a maior torcida de futebol de Cruzeiro do Sul, os flamenguistas. Não é o urubu o símbolo do flamengo ? Para cada um dos flamenguistas, um urubu. Essa deve ser a intenção..

Jurubeba: Vixe, mas assim vai haver congestionamento no espaço aéreo da cidade...

Mister Piau: É para isso que fica espalhado o lixo, para que se mantenham ocupados no solo, urubu gordo não precisa voar. É que vocês parecem que são anti-flamenguistas ! Duvido se aparecesse bacalhaus  nadando no Boulevard  ou bambis pastando  à beira da avenida Mancio Lima, os vascaínos e os são-paulinos iam reclamar. Além disso, essa sisma é preconceituosa. Fossem pombinhas, filhinhas-de-papai, que se alimentasse de bobó de camarão e caviar jogados no lixo....

Jurubeba: Essa sisma se escreve com C ou S ?

Mister Piau: Quando não se é ignorante se escreve até com as ventas !!

Jurubeba: E porque a prefeitura só faz  ou compra lixeiras sem tampa para espalhar pelos bairros ?

Mister Piau: Essa eu só respondo se tu me explicares por que o Pato Donald  sai do banho enrolado em uma toalha, quando todo mundo sabe que ele não usa calças, só a camisa  e aquela  boina ridícula...
 [....]
_________________________________
Manuel Piau* é uma alienígena alienado que não entende por que se a água do mar é "salgada " devido ao sal, a  água do  rio é chamada de " doce " se não tem gosto.  Ele acha que algum político espertinho desviou o açucar. Está pensando em fazer essa denúncia na mídia. Pensa que vai render mais que o troço do horário ou a pensão para ex-governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

Arquivo do blog