terça-feira, 8 de março de 2011

PERFEITO INIMIGO IMPERFEITO



" [...] Eu tenho medo do seu medo do que faço [...] ".  RS

"Voçê (sic) só escreve merda seu babaca ! Vá perder seu tempo falando de coisas mais útil (sic)  para a sociedade e nem essa bando de besterol (sic) de bosta. Tamanho homem e fica escrevendo coisas de menino. Se manca seu otário. Vá estudar mais se quiser ser alguém na vida e escrever como filósofo ou coisa parecida. Não sei como alguém ainda ler e ainda comenta nesta pôrra ! E aí já cansou de falar mentiras a respeito do prefeito e agora só escreve essas besteiras de histórinhas ridículas ?"
( anônimo do dia 06/03/2011 às 21:00 )


Não costumo me preocupar com as críticas _ muito pior de um canalha anônimo _ sobre o que escrevo. Não preciso delas. Não editei um blog para ficar famoso. Não quero melhorar a sociedade, nem descobrir verdades.  Não sou profissional da área. Não vivo da escrita. Não tenho o dever de escrever sobre o que as pessoas precisam ou que querem ler. Isto aqui não é uma coluna de jornal  ou de uma revista especializada .  Em suma, graças a Deus, não preciso escrever  "coisas úteis".


Mas confesso que esse comentário transcrito acima  me pertuba. Não pelo seu teor. Não o destaquei para respondê-lo. Um anônimo não merece a atenção de ninguém. Aliás, alguém já disse que o que falamos ou escrevemos não deve ser justificado: Os amigos não precisam e os inimigos não acreditam. Não, não é o teor. É a qualidade de quem escreveu que me aflige. 


Segundo um certo pensador a grandeza de um homem deve ser medida pela qualidade dos seus inimigos. Se ele estiver correto, eu estou ferrado. Não tenho um inimigo sequer que preste ,que valha a pena um debate. Que me force a melhorar. Todos os meus inimigos são anônimos,  insignificantes, medíocres, covardes. Muitíssimo mais do que eu ! Meus pouquíssimos amigos, ao contrário, são brilhantes, decentes, bons cidadãos, esbanjadores nos elogios, mas comedidos nas críticas. Para minha sorte ou azar, uma imensa massa ignora minha existência. 


Meu inimigo anônimo, para quem  tive o trabalho de dedicar uma ode ao seu  falecido cão, pede que eu estude mais para ser alguém na vida. É um bom conselho. O problema é que ele é um hipócrita, visto que também não estuda e se estudou ainda não conseguiu ser alguém na vida. Um anônimo, mesmo na democracia não é ninguém. Ele te instiga a seguir em frente , mesmo sabendo que vai ficar pelo meio do caminho. Que raios de adversário é este ? Com um inimigo hipócrita assim estou fadado ao fracasso. Quem  dirá-me a verdade mais cruel ?


E imagine, ser preciso estudar para se tornar  filósofo ?  Fosse ele dizer isso a Diógenes  receberia , como resposta, uma cusparada na cara. E suponho que uma cusparada de um sujeito que morava dentro de um barril, não é coisa muito aromática. E um anônimo merece ao menos uma cusparada na cara, mesmo daquelas mais gosmentas ? E hoje em dia ainda existem filósofos de verdade ?


Uma coisa, porém, ele tem razão. Sou tamanho homem escrevendo coisas de menino. Concordo plenamente. Porém, devo realmente  voltar a ser menino e escrever coisas de homem tamanho?  Não é fácil, geralmente os assuntos são chatos, um tédio e ninguém entende. Nem o menino que escreve, muito menos meu inimigo mestre da filosofia cara. Os assuntos sérios prefiro guardá-los comigo. Para o blog sobra as estultices.  Tenho dó  de quem  não é livre para escrever estultices. Só elas alegram o mundo. Minha  uníca preocupação  é  não escrever aleivosias.Viva a blogosfera !


Um dia quem sabe eu escreverei profissionalmente ou sobre algo sério e útil para a sociedade. Mas não duvide, continuarei escrevendo merdas. Se alguém cair na bobeira de pisar em cima, vai sair sujo. Ninguém, por bom alvitre, deve ignorar o cocô, ali, manso, humilde e enrolado tal qual uma cobra , pronta para dá o bote.


Preciso,deveras, de um inimigo decente, para que enquanto meus amigos estejam  dormindo, ele  passe noites em claro,  pensando em uma forma de me tornar uma pessoa melhor. O problema é que inimigos de qualidade só arranja quem fala muito. E eu sou daqueles que gostam mais de ouvir. Estou fadado ao fracasso. A não ser que o pensador,sem nome,  de quem eu falei acima, esteja equivocado.


9 comentários:

  1. "A dor ensina a gemer". A frase, dita por meu pai, um filósofo de 4ª Série Fundamental justifica o incômodo do teu inimigo anômimo. Não lhes dê sossego, fustigue, remecha a merda do covarde, jogue-a num ventilador, mas num do tamanho daquele que vi lá no prédio da Romera, capaz de espalhar com força e sujar quantos forem possível.
    Um abraço
    Anômino (só para brincar porque pelo estilo da linguagem vc sabe que é).

    ResponderExcluir
  2. Boa postagem colega, estamos cercados de anônimos que sem conteúdo dizem o que querem, esquecendo que fundo o são.
    Rsss também somos bombardeados diariamente por eles, mas isso não é ruim não, faz parte do nosso sucesso, chegamos onde queriamos que é incomodar os AZULISTAS.

    ResponderExcluir
  3. Me encanta su filosofía es gratuito, Manuel Piau. Hasta la vista !

    ResponderExcluir
  4. AZUL É A COR DO CÉU E VERMELHO É A COR DO I......DO S.....DO S.........DA D........

    ResponderExcluir
  5. Olha isso é um covarde puxa saco, além de tudo covarde que nem tem coragem de se identificar.Medíocres assim, não se leva em conta que se fala, porque não percebe um palmo além das fuças.Porque se assim percebesse não defenderia um ditador como esse que trata os funcionários de educação como lixo, que esconde o dinheiro da educação, as escolas caindo aos pedaços e ele "reformando", na camuflagem da pintura com uma tinta que sai no primeiro pingo de chuva, as salas de aulas apertadas, quentes e pior sem carteiras para os alunos.

    ResponderExcluir
  6. Eita lingua afiada! Prefriro ser amigo de um sujeito que tem a pena como espada!

    ResponderExcluir
  7. AH!Sobre a moderação o que ocorreu com aquela materia foi que houverma muitos comentarios feitos inclusive de madrugada e passou pela nossa moderação. outra coisa é que decidimos internamente deixar passar a maioria dos comentarios.É politica nossa para aumentar o numero de acessos. "Falem mal mas falem de mim". E os caras xingando a gente estão ajudando a gente mais do que imaginam.Pq quantos mais acesso, maior o valor comercial do nosso site. Captou? E advinha o salário de quem que tende a aumentar? Justo o de quem eles estão mais criticando...
    Vc devia adotar o mesmo...
    Quem vive do que escreve não pode se dar ao luxo de evitar ser criticado. Como bem disse a Jackie são "ossos do ofício"

    ResponderExcluir
  8. Meu caro Jairo,
    é assim na arte de escrever, amado por uns e combatido por outros.
    Mas creio que Cecília Meireles tinha razão: "Ninguém é verdadeiro sem que desagrade.".

    Um forte abraço, parabéns pelo trabalho e conte sempre, ao menos em palavra, com esse vosso admirador!

    ResponderExcluir
  9. CARA COLEGA, É MELHOR TER UMA ESCOLA CAINDO E MAL PINTADA, MAS COM A EQUIPE COMPLETA E INICIANDO O ANO LETIVO DIA 07,DO QUE TER UMA ESCOLA LINDA E MARAVILHOSA SEM AULA POR FALTA DE PROFISSIONAIS.VOCÊ SABE DO QUE ESTOU FALANDO OU VC É LOIRA?

    ResponderExcluir

Arquivo do blog