sábado, 15 de setembro de 2012

HUMILDADE SALES: PECUARISTA MILIONÁRIO E ¹/². OU : O ASNO SOU EU !

" Quem se humilha será exaltado..."

Personificação retórica da humildade, Vagner Sales, é um homem vencedor. Em sua declaração à Justiça Eleitoral para o pleito de 2012, o atual prefeito informou ser milionário e meio.Veja aqui

Um patrimônio e tanto para quem _ pelo menos é o que diz no seu programa eleitoral _ chegou pobre aos 14 anos em Cruzeiro do Sul, proveniente da paupérrima Grajau, ex- seringal do Alto Juruá.

Sales não precisou seguir a estreita senda  dos estudos para vencer na vida, só concluiu o ensino fundamental. Gosta de contar aos eleitores que seu " premero emprego" foi de zelador na câmara municipal da cidade. Lá, teria aprendido muito e percebido o quanto o povo sofrido precisava de um representante naquela casa.

Pretenso candidato, foi perseguido e demitido. Foi eleito como o vereador mais votado de todos os tempos. Depois eleito deputado estadual por mais de um mandato seguidos. Não satisfeito quis ser vice-governador. Para não deixar seus irmãos das barrancas dos rios e beira de ramais desamparados, indicou sua esposa para vaga de deputado. Tudo em família, para que todos necessitados ganhassem. 

Derrotado na sua pretensão de governar o estado, foi eleito prefeito de Cruzeiro do Sul em 2008 e agora busca a reeleição para 'o trabalho continuar'. Segundo alguns especialistas políticos que vendem a mão de obra, é amplo favorito a vencer novamente o pleito e com uma " enxurrada de votos". Não posso concordar ou discordar visto que desta técnica nada entendo. Adivinho, muito menos sou.

De zelador Sales se transformou em um poderoso político. Na declaração disse que sua profissão é 'pecuarista', político não. É dono de uma fazenda de 1.000 hectares e de alguns terrenos na zona urbana de Cruzeiro do Sul. Aliás, com valores declarados bem menores do que os de mercado. Só pode está combatendo à especulação imobiliária _ recorrente por esta banda _ ,  prova de seu amor pela cidade !

Não me incomoda o fato de Vagner ser milionário e meio, quem não queria ser ? só os hipócritas !! Além disso, há gente na política acreana com bem menos serviços prestados e muito mais rico do que ele.

Só que aqueles são egoístas que não se preocupam com os mais humildes. São políticos insensíveis à causa dos pobres e vorazes  acumuladores de capital. Vagner José, ao contrário, é o quase salvador para os desvalidos do precioso metal . Por isso me intriga, mas não faço mau juízo à respeito _  não seria tão abjeto: Como fez para ficar milionário e meio se costuma dividir uma parte do pão com o próximo ?

Deixei por conta das minhas duas consciência:

" _ A custa de muito trabalho", dirá a do bem.
" _ Ué, mas o que eu conheço de gente que trabalha, trabalha e nunca ficou milionário, não está no gibi", acusará a do mal.
" _ Mas ele acorda cedo para o trabalho..." , rebaterá a do bem.
" _ E daí ? os garis acordam todo dia de madrugada e continuam pobres !" bradará a do chifre e tridente.

Quer saber ? ambas estão erradas !

Chego a conclusão que ele é milionário e meio porque ajuda aos mais necessitados. Só que, diferente dos desprovidos de inteligência espiritual, não esperou a recompensa do prometido paraíso cristão aos homens de bom  coração neste mundo de lágrimas. Lá não há $$ e aquele negócio de ter que passar pelo buraco de uma agulha é uma probabilidade a posteriori.

Sales subiu na vida porque justamente ajudou e ajuda a quem mais precisa. Àqueles que a cada dia nunca deixam de ser necessitados. É a lei do bem sendo pago com o bem, a colheita do aqui plantado. Sua Grajaú natal continua paupérrima e o seu povo desprovido da mais básica educação e saúde, mas a culpa é do políticos do mal que  que não deixam que se derrube  uma vara verde ou se queime uma seca...

Seu adversário é um professor universitário graduado, que já foi vereador e está deputado federal pela terceira vez, cujo patrimônio declarado não chega a um terço daquele declarado pelo prefeito. É a disputa do  intelectual quase meio milionário contra o quase sem instrução escolar milionário e meio. Não adiantou Henrique ter estudado. Faltou conhecer cada barranca, cada igarapé, cada pé de samaúma da floresta... por isso tem três vezes menos dinheiro do que Vagner.

Se a geração mais jovem me pedir conselhos como ficar milionário não terei dúvidas: se quiser estudar  ou ser um empreendedor vá em frente, porém o caminho mais gratificante é o de fazer o bem, ajudar aos mais necessitados, ter força para trabalhar, trabalhar, trabalhar, dia e noite, subindo e descendo as barrancas dos nossos rios,  ou fazer convencer que  umas tais 'forças ocultas ' não te deixam trabalhar.

Um carinha piedosa e voz chorosa de quatro em quatro anos, ajuda muito. Os irmãos levam uma vida dura, mas têm um coração mole. Ah, não esquecer de derrubar as varas verdes...

Só não sigam nunca _direi _ o meu caminho. Não ajudei a ninguém, por isso hoje sou um pobre e insignificante blogueiro, quase anônimo, amargo, politicamente inviável, a desconfiar da bondade alheia. Pudera, nunca tive passado e  nunca terei futuro. Faltou-me humildade. Teimoso, continuo estudando. Sou mesmo um asno que terá imensa dificuldade em passar no buraco da agulha dado o tamanho das orelhas.

Mas um asno livre, sem necessidade da comiseração alheia. Nunca deixarei de ser, também, um gauche na vida, sr. Drummond !

$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$  

9 comentários:

  1. Compartilharei no também quase oculto minhascolinas. É um dos mais belos textos sobre "aumildade" e cinismo. Tai um dos males de se ter estudado - a miséria. Contudo, uma das vantagens é a dignidade.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras do Franciney. Jairo, você tem o dom de escrever com o uso de figuras recorrentes precisas. Parabéns pelo texto! Excelente!

    ResponderExcluir
  3. Wallace, que bom saber que vc também visita este blog escondidinho aqui na curva do Juruá, onde às vezes penso que só tenho dois leitores: o Franciney e o Leandro Altheman, o que já vale muito.
    Quero dizer que também leio todas as atualizações do " Assim falou Wallace". Valeu !

    ResponderExcluir
  4. Camarada Jairo, na questão de dois leitores fico triste, pois sou um orador de suas analises juruaensis, até o próximo capitulo da mini serie cruzeirensis......

    ResponderExcluir
  5. Kkkkkkkkkkk....é verdade, me esqueci de mencionar o Joel, o incansável da causa da enfermagem. Põe pra moer Joel !!

    ResponderExcluir
  6. O que me entristece de fato é saber que tudo isso não passa de uma continuidade do chamado coronelismo. Não tem nada a ver com capitalismo. São práticas pré-capitalistas, mercantis e feudais, até diria. Não há meritocracia possível. Ganha mais quem puxa mais o saco e quem mais se apropria do bem público. Eta povo besta!

    ResponderExcluir
  7. Elas eu também amo e sou leitura assíduo e encantada com seus posts viu Jairo.. Vc é capaz de falar o que eu tnto falar mais nao conseguiria falar assim com as palavras certas como vc. Parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Elas eu também amo e sou leitura assíduo e encantada com seus posts viu Jairo.. Vc é capaz de falar o que eu tnto falar mais nao conseguiria falar assim com as palavras certas como vc. Parabéns.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog