quinta-feira, 25 de março de 2010

Prefeito ator perfeito

" § 1.º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo, ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos." (C.F/ 88 Art. 37 inciso XXII)

Abro o post de hoje com o preâmbulo acima, extraído da Constituição Federal de 1988. É incrível como algumas autoridades teimam em descumprir as leis. Confiam, talvez, na impunidade e na falta de vigilância dos outros poderes constituídos. Em uma democracia que se preze um poder controla o outro e não são excludentes entre si.

Ora, quem assiste a uma propaganda oficial veiculada pela prefeitura em Cruzeiro do Sul nos meios de comunicação local, se prestar um pouquinho só de atenção verá que o principio constitucional da impessoalidade, também refletida no preâmbulo supracitado , foi , inequívoca forma ,   desobedecido.

O que se ver é figura caridosa do prefeito  abraçando um velhinho. Isto é promoção pessoal a custa do dinheiro público. Quem realiza o projeto ou a política pública é a prefeitura e não a pessoa do prefeito. Ele não tem o direito ,de acordo com nossa constituição, de ligar sua imagem pessoal ao fato divulgado. Quantos centavos ele tirou do próprio bolso para realizar o evento ?
 
Essa não é a primeira vez

Alguns podem até argumentar que isso é uma coisa pequena. Que existe coisa mais importante do que ficar criticando as aparições ilegais do prefeito. Para esses respondo que não existe  erros grandes e nem pequenos perante a lei. Improbidade é improbidade e fim de papo.

Alguns críticos do prefeito debocham de sua inteligência. De minha parte , pelo contrário , considero-o esperto até demais.Essa aparição não é mera coincidência. Ela é ardilosamente planejada. Funciona como espécie de mensagem subliminar para promover a pessoa e não a autoridade.

Quem duvida disto, basta buscar na memória outra propaganda , desta feita sobre o conserto de uma bueira , quando a figura do prefeito aparecia dentro do canteiro da obra, sujo de lama, como se ele também estivesse " pegando no batente". Raposa velha-do- rabo- felpudo , esse prefeito, não ?   

2 comentários:

  1. Parabéns,Jairo vc tem toda razão,hoje mesmo eu ví essa propaganda. Gosto de suas críticas pq são fundamentadas.
    Parece realmente uma coisa pequena e sem importância ,mas já dá para perceber a ética de quem a faz.
    Enquanto isso nossos vereadores não lêem a constituição ...

    ResponderExcluir
  2. Esse prefeito é um legítimo representante da antiga política do Acre.E ainda tem gente que torce para que esses dinossauros voltem ao poder no estado.
    Você sabe que tenho um pé atrás com algumas figuras da FPA, que nunca foram de esquerda e que agora estão infiltrados, mas nem de longe eles chegam perto da mentalidade ultrapassada desses tlogoditas do PMDB e PSDB.

    ResponderExcluir

Arquivo do blog