quinta-feira, 29 de março de 2012

UFA ! NÃO SOU UM PETRALHA OU OBRIGADO DICIONÁRIO SACCONI


sacconi



No ultimo post em um comentário - na verdade o único, o que comprova o sucesso do blog dos milhões _ um anônimo me chamou de 'petralha'

Nunca entendi o sentido deste neologismo ridículo.

Quem são os tais petralhas? O que fazem ? Qual o critério usado  para xingar alguém com essa palavra oca e sem sentido ?

Solícito, um amigo  me encaminhou via e-mail o significado do termo, que segundo ele apareceu na nova versão do " Grande Dicionário Sacconi da Língua Portuguesa" organizado por Luiz Antônio Sacconi, Editora Nova Geração. 

Ele disse que copiou do blog do jornalista de Veja, o Tucano Reinado Azevedo, aquele que não sabe a diferença entre macaco e símio. O crédito está dado, então. 

Eis aí:
Ufa ! Pela definição do verbete acima exposto eu não sou um petralha. Estou longe de ser. A começar pelo fato que eu não defendo ninguém. Nem a mim mesmo.

Cínico já o fui algumas vezes, mas só no amor e no meu no tempo de solteiro. Fui convencido por um colega mais experiente no assunto que a maioria das mulheres gostam de homens assim.

Depois com o tempo reformulei e descobri que elas não gostam nem tanto dos canalhas, como também dos picolés de chuchu. O negócio mesmo é ser meio termo, apimentado. Nem lá, nem cá.

O resto dos adjetivos citados é tudo  o que mais abomino na vida...

Tá bom, confesso que alguma vez também já fui 'nojento e asqueroso' quando no meu tempo de colegial soltava uns 'pum' silenciosos e venenosos na sala de aula. Pô, mas quem já não fez isso após comer farofa de ovos com cebola ? 

Era a forma pacífica de mostrar minha revolta contra o sistema opressor que queria mandar até no meu corpo. Onde se viu, controlar até a hora que você pode peidar ?

Mas até essa época  revolucionária já passou. Agora, maduro, sou um tremendo conservador que nunca mais soltou pum na vida. Abandonei os ovos com cebola. 

Não, não caro anônimo. Não me encaixo no perfil dos 'petralhas'.

Agora vejamos alguns outras características ou sinônimos citados no corpo da explicação:

'chantagear', 'corromper', ' posam de gente honesta e defensores intransigentes da ética', 'jornalista'[...],' jornaleco'[...].

Agora veja o que descobriu o jornalista LUIS NASSIF(leia aqui).  E agora quem é mesmo 'petralha'? Quem escreveu foi ele, eu não tenho nada a ver com isso.

Continuemos pois...

' a agressividade petralha'. Não é nem preciso dizer como alguns  colunistas da Veja, entre eles o tal Reinado Azevedo, tratam seus desafetos políticos.

Aqui mesmo no Acre se vê pretensos justiceiros e blogueiros, agressivos, atacando a imagem das pessoas pelo simples fato de não concordarem com a escolha religiosa, a ideologia política que seguem ou mesmo a origem do sujeito. Querem, claro, imitar seus mestres da chamada 'cruzada contra uns tais esquerdopatas' _ será que isso também tem no dicionário ?

Por fim, observa-se que de forma decente o organizador do dicionário em momento algum liga, a priori, o termo a um partido ou ideologia politica, seja de esquerda , seja de direita.

No final ainda tem cuidado de dizer que é " em referência ao simpatizante DESONESTO, ALOPRADO OU INESCRUPULOSO do PT". Não diz, TODOS. Ele está falando da origem do termo (PT + Metralha que o jornalista de Veja, odiosamente, juntou ). 

E eu nem sou do PT, apesar de ter muitos amigos que pertencem àquela sigla, como tenho em vários outros partidos. Gente boa, decente, como também ruim tem em todo canto.

Ideologia política nem tenho mais. Até isso já ficou no tempo.

Portanto, anônimo, continue a me chamar de "semialfabetizado que deveria deixar de escrever besteiras neste blog". É mais decente. Quem sabe um dia te atendo.

E Petralha ? Bom, deixe para falar isso quando estiveres em frente ao espelho.

__________________________________________________________

P/s: achei  enfim o post do cara da Veja a que meu amigo referiu. AQUI 

* A imagem do dicionário acima também pesquei da postagem supracitada no link.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget

Arquivo do blog