domingo, 19 de agosto de 2012

SHANGRI-LA É AQUI ?



A foto acima, um flagrante da vida real está, há algum tempo, circulando pela rede social 'facebook'.

Aos milhares de amigos leitores diários do Jurubeba's espalhados Brasil a dentro ao longo desta estrada sinistra chamada net, que não conhecem fisicamente Cruzeiro do Sul, oficialmente denominada "Trabalho e Cidadania", algumas explicações.

Este mercado parcialmente visto na imagem foi construído em local que deveria ser a continuação da praça central da cidade, margeando um antigo igarapé que cortava o centro da urbe. Foi assim, a praça, concebida pelo primeiro prefeito, há mais de cem anos, que por aqui aportou e que traçou as primeiras linhas para uma cidade projetada para 200 mil habitantes...mas esta é uma outra longa história.

O certo é que este mercado municipal já está perto de completar uma década e nunca foi inaugurado.

É um mercado sem portas.

Sem nome.

Sem serventia para a comunidade.

Virou depósito para  a prefeitura expor equipamentos a mando do bem-comum.

Não dá para acreditar em Cruzeiro do Sul.

Nascida e projetada para ser progressista, optou  por se entregar aos homens de mentalidade tacanha.

Não há porque culpar as conspirações, os homenzinhos verdes espaciais que visitam Guajará/Am e Santa Luzia, os Iluminates, a cobra gigante e bigoduda que mora debaixo do morro do fórum criminal, às margens do Juruá, a loira da ponte do Batista em noite de lua cheia, o poltergeist do bar da estrada do aeroporto ou o batman que costumava assombrar na mesma via depois da meia-noite ...

Conclusão triste a que chego é que neste pouco mais que um século de existência , Cruzeiro do Sul foi muita cidade para poucos prefeitos, qualitativamente é claro. 

Quanto ao homem de peito para cima, presume-se o sentinela, já confiou a Deus. Não precisava. Nem mesmo a malandragem acredita que tal local surreal exista.

Se o Acre realmente não há, a cidade do Trabalho e Cidadania deveria ser a capital.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog